Translate

Visitantes

contador de visitantes online
»»»» BEST RADIO »»»»

Pesquisar neste blog


contador de visitas

quarta-feira, 30 de março de 2016

Como saber se uma criança é daltónica

Como saber se uma criança é daltónica


Como saber se uma criança é daltônica
O daltonismo é um transtorno da visão que consiste na dificuldade para diferenciar as cores. Costuma ocorrer por um defeito na retina e sua origem costuma ser hereditária. Afeta geralmente mais os homens que mulheres. No caso das crianças, convém detectá-lo o quanto antes e para isso existem algumas regras que nos ajudem a perceber. Para saber se um criança é daltônica, em umComo damos a você os seguintes conselhos para averiguá-lo.


Instruções

  1. O daltonismo tem diferentes graus e nem sempre é fácil perceber se nosso filho sofre da doença. Em qualquer caso, costuma afetar em maior medida ao género masculino.
  2. No colégio, as crianças começam a aprender as cores. Nesta etapa de aprendizagem devemos estar alerta para detectar se nosso filho tende a confundir as cores ou não as distingue com clareza. Noventa por cento dos daltónicos têm problemas com o vermelho ou o verde. Este é o primeiro passo para detectar a doença.
  3. Podemos brincar com nosso filho para saber se é daltónico. Por exemplo, podemos brincar com as cores das frutas e perguntar: de que cor é esta pera? de que cor é esta maçã? E comprovar assim se efetivamente confunde as cores. Brincando, o pequeno estará mais relaxado e poderemos comprová-lo com mais facilidade.
    Imagem: edicionrural.com
  4. Outra forma de saber se um criança é daltónica é realizando o teste de Ishihara. Trata-se de um conhecido método que consiste em reconhecer números feitos dentro de pontos coloridos. Existem várias fases do método que permitem conhecer o grau de daltonismo.
    Imagem: guiaparaprimerizos.blogspot.com
  5. Se temos alguma suspeita de que nosso filho é daltónico, o melhor é ir a um oftalmologista para que nos confirmem o diagnóstico. Sem dúvida, um especialista determinará o grau de daltonismo da criança e dará as recomendações necessárias para que o pequeno conviva com a doença, pois não tem cura.
  6. Para detectar se uma criança é daltónica recomenda-se realizar um exame oftalmológico preventivo antes dos quatro anos de idade. Caso nosso filho seja daltónico convém comentar o caso com os professores com o objetivo de adaptar as atividades e exercícios escolares à doença do pequeno.


Continuar lendo: http://educacao.umcomo.com.br/articulo/como-saber-se-uma-crianca-e-daltonica-18014.html#ixzz44L5qEKBm

Sem comentários:

Enviar um comentário